No mês passado fui convidado para o meu primeiro desempenho 100% politico - Convenção Autárquica 2011 do Partido Socialista.
Pelo palanque, um espaço altamente intimista, num piso superior, ao do resto da audiência com três cadeirões, e uma mesa de apoio baixinha, para colocar os copos da água, em suma - mesmo à filme, passaram pessoas com boa idade para serem meus pais e com experiência e vivência politica incomparavelmente superiores à minha, mas como tinham apostado em mim e como não podia desiludir as pessoas nem fazer má figura, lá fui...perninha cruzada a fazer de moderador num debate sobre desenvolvimento, em que os oradores eram o Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Energia e da Inovação, e o Director de um Tecnopolo e de uma associação de desenvolvimento regional! Correu bem!
Antes do "meu painel" aconteceram mais dois, um sobre saúde e outro sobre educação, claro que para além de se falar do futuro destes três temas, falou-se nas politicas que o actual governo tomou nos últimos anos, e fez-se uma resenha histórica comparativa para demonstrar que já estivemos bem pior e que muitas vezes as vozes dos velhos do Restelo tem de ser contrariadas e mesmo "caladas" porque não passam de alarvidades de quem simplesmente - é do contra!
É inegável que tanto a educação, como a saúde tiveram grandes evoluções nos últimos 20/30 anos e comprar as condições da época com as actuais é pura demagogia!
Mas para além de muitas outras conclusões, umas das conclusões mais transversais, e frisada por mim por duas vezes, foi que existe a necessidade de relembrar as pessoas da obra feita, quer a nível local, quer a nível nacional, não por puro oportunismo politico em período eleitoral, mas porque nós Portugueses nos esquecemos...alguém se lembra como era o local onde está instalada aquela rotunda no centro da cidade?! alguém se lembra como era o local antes da construção da urbanização X?! Pior...quando fazemos criticas ao hospital e ás escolas, alguém se lembra como eram as condições das escolas na década de 80 (antes não digo porque não sei...) e dos hospitais?!
O Português é mesmo assim...esquecido e ingrato...
O recente caso da Finlândia estar em risco de não nos emprestar dinheiro veio amedrontar muitos de nós (não foi o meu caso, porque a pressão sobre eles era muita e tinham mais cedo ou mais tarde de ceder) e depois veio a história de que lhes demos cobertores e que são ingratos, porque nós também os ajudámos, mas que moral temos nós para lhes chamar ingratos se nós com os nossos fazemos o mesmo?!
Aqui fica o video que foi lançado para sensibilizar o povo Finlandês, mas que deve ser visto por todos os Portugueses, porque nós já fomos os maiores...nunca mais o vamos ser, disso não tenho duvida, mas podemos ainda ser grandes!!
Viva PORTUGAL!!
Sem comentários:
Enviar um comentário